Texto 2 com atividades

images

O príncipe desencantado Autor: Flávio de Souza

O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada havia cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:
PRINCESA: – Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
PRÍNCIPE: – Sim, minha querida princesa.
PRINCESA: – Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
PRÍNCIPE: – É… querida princesa.
PRINCESA: – Você tem um castelo, é claro.
PRÍNCIPE: – Tenho… princesa.
PRINCESA: – E quantos quartos têm o seu castelo, posso saber?
PRÍNCIPE: – Trinta e seis.
PRINCESA: – Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz algumas reformas… Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar… Umas quarenta eu acho que dá!
PRÍNCIPE: – Tantas assim?
PRINCESA: – Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal, passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e…e…joias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!
PRÍNCIPE: – Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe…
PRINCESA: – Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo bem forte. A princesa caiu imediatamente num sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para outro lado.

Entendendo o texto
Responda no seu caderno:
1- Assim que a princesa acorda com o beijo do príncipe, ela passa a exigir várias coisas. Liste esses pedidos.
2- “Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe… Por que o príncipe faz essa afirmação?
3- Qual ideia o príncipe teve para “dar um jeito” na princesa? Essa ideia funcionou?
4- Que outra personagem dos contos de fadas é mencionada nessa história?
5- Outros príncipes souberam do fato que ocorreu naquele castelo. Como passaram a se comportar?

Agora, discuta com seus colegas e professor
– Quais os elementos presentes nesse texto que caracterizam um conto de fadas?
– O que esse texto tem de diferentes dos outros contos de fadas?
– Quais os traços de modernidade presentes nesse texto?
– Analise os aspectos intertextuais entre os dois textos (veja o box sobre intertextualidade)

Intertextualidade é quando o autor cria um texto a partir de um outro já existente, estabelecendo portanto, relações entre esses textos. Na intertextualidade, o autor pode citar algo que o outro já escreveu, sempre usando as aspas, pode também recriar da sua própria forma um texto já existente, sendo que, quando o leitor faça a leitura, se lembre do texto que deu origem.

Produção de texto
Espere um momento!!! A princesa continuará dormindo para sempre? Ninguém será capaz de acordá-la e mudar seu comportamento, fazendo dela uma princesa doce e feliz? Está na hora de colocar a imaginação para trabalhar… Dê um final para o conto usando toda a sua criatividade.

Deixe uma resposta

